Reconhecimento
DP será homenageado pela Embrapa
Cerimônia ocorrerá em julho em comemoração aos 25 anos da unidade Clima Temperado; pesquisas na região já são feitas desde 1938
Paulo Rossi -
A Embrapa Clima Temperado completa, no dia 1º de julho, 25 anos de atividades da unidade. Uma cerimônia será realizada na sede da entidade no dia 6 de julho, uma sexta-feira, com uma série de programações e homenagens a parceiros da instituição pública.
Serão homenageadas instituições de ensino, de extensão rural, organizações não governamentais, veículos de imprensa e entidades representativas da cadeia produtiva local. Entre os homenageados está o Diário Popular. "É muito gratificante pra nós a divulgação de trabalhos realizados pela Embrapa e que fortalecem a nossa região", manifestou Virginia Fetter, diretora do Diário Popular.
O Jornal recebeu o convite na tarde de sexta-feira pelo chefe-geral da unidade, Clenio Pillon. "O Diário sempre foi nosso parceiro e não podia ficar fora desta homenagem." Pillon ainda lembrou que as duas unidades de pesquisa também fazem aniversário marcante neste ano. A Unidade Experimental de Pesquisa Cascata chega a 80 anos de atividades e o Centro de Pesquisa Agropecuária de Terras Baixas completa em 2018 seus 70 anos. Na época, a entidade chamava-se Instituto Agronômico do Sul (IAS).
No dia da cerimônia, será exibido um vídeo contando a história da entidade e lançado o livro Morangueiros, uma publicação sobre o plantio do morango a partir de pesquisas da instituição federal. Também serão assinadas duas parcerias: uma com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e outra com o Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva).
História
A entidade começou a atuar em 1938, com a criação da Estação Experimental de Viticultura, Enologia e Frutas de Clima Temperado, no Distrito da Cascata, em Pelotas. Em 1943, foi criado o Instituto Agronômico do Sul (IAS). Em 1973 foram criadas as duas Unidades Experimentais de Pesquisa de Âmbito Estadual (Uepae) na região, denominadas Cascata e Pelotas. Estes locais foram transformados e tiveram suas missões ampliadas: a Uepae Cascata transformou-se, em 1983, em Centro Nacional de Pesquisa de Fruteiras de Clima Temperado (CNPFT), enquanto a Uepae Pelotas deu origem, em 1985, ao Centro de Pesquisa Agropecuária de Terras Baixas de Clima Temperado (CPATB). Em 1993, foi criada a Embrapa Clima Temperado, resultado da fusão das duas unidades, com atuação nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e parte do Paraná.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário